IMG_7461

Confecção da espuma

 

A espuma densa pode ser usada para tratar telangiectasias (vasinhos), veias reticulares e também varizes de grosso calibre, podendo inclusive tratar as veias safenas, quando estas apresentam-se dilatadas e insuficientes. Sempre que as veias são mais calibrosas e no tratamento da safena realizamos o procedimento guiado por Doppler ultrassom para facilitar a punção da veia assim como acompanhar a progressão da espuma dentro da veia dilatada.

As vantagens da aplicação com espuma são que ela pode ser realizada no próprio consultório médico, sem necessidade de internação, de anestesia raqui (na coluna vertebral), sem necessidade de repouso e com retorno às atividades habituais e ao trabalho no dia seguinte

Outra vantagem é que ela pode ser realizada em pacientes que não possuem condições clínicas para a cirurgia, ou não podem ou não querem se submeter ao procedimento cirúrgico.

A principal desvantagem é que podem surgir manchas na pele no trajeto das varizes em aproximadamente 15 a 20% dos casos. Estas manchas quando aparecem, se resolvem espontaneamente em 80% dos casos e naqueles casos que não saem, é feito o tratamento com cremes clareadores.

A taxa de sucesso em ocluir estas veias é de aproximadamente 85%, pois segmentos da veia tratada podem não fechar ou abrir (recanalizar) com o passar do tempo. Isso ocorre em aproximadamente 15% dos casos. Nestes casos, reavaliamos para ver se existe ou não necessidade de nova sessão de aplicação de espuIMG_7460ma.

Resumindo, é um método eficaz, cientificamente aprovado, menos invasivo do que a cirurgia e que pode substituí-la em casos selecionados.

Além de aplicação com espuma, hoje realizamos diferentes formas de tratamento das varizes dos membros inferiores, que podem inclusive serem usadas de maneira conjunta em um mesmo procedimento. Cirurgia convencional, espuma, laser e radiofrequência são os principais métodos para o tratamento das varizes dos membros inferiores.

Durante a consulta médica, após avaliarmos as veias que devem ser tratadas, explicaremos com detalhes as vantagens e desvantagens de cada método que pode ser realizado para tratar as veias identificadas. Após isso, baseado em minha experiência pessoal, somado às suas próprias particularidades, decidiremos juntos qual vai ser o melhor tipo de tratamento para seu caso específico. O mais importante é que você não tenha dúvidas sobre seu diagnóstico, como pode ser feito o tratamento e quais os resultados esperados.