0611201703541401799642.png

CIRURGIA DE VARIZES

CIRURGIA DE VARIZES

O que seria um tratamento perfeito para as varizes? Se perguntarmos isso para nossos pacientes provavelmente a resposta mais frequente seria: um comprimido que tomasse ou mesmo um creme que passasse e fizesse com que as varizes desaparecessem. Infelizmente isso ainda não existe (apesar das propagandas enganosas que existem por aí). Mas o tratamento das varizes evoluiu muito e continua evoluindo mais e mais a cada dia. Hoje o que podemos oferecer aos nossos pacientes são tratamentos com muito maior comodidade, pouca ou nenhuma dor, recuperação rápida e bons resultados.

Hoje conseguimos tratar no próprio consultório médico grande parte dos pacientes que nos procuram, sem necessidade de repouso, sem necessidade de anestesia e com retorno às atividades habituais no mesmo dia ou no dia seguinte.

Dentre estes tratamentos destacam-se a escleroterapia (aplicação) convencional e com espuma. A convencional é mais realizada nos vasinhos bem finos, aqueles vermelhos ou roxos. Já a espuma pode ser feita com bons resultados nos vasos maiores, que são as veias reticulares, aquelas mais verdes, e também em varizes de maior calibre. Em todos os procedimentos o paciente pode trabalhar no mesmo dia e atividades físicas estão liberadas no dia seguinte na maioria dos casos.

Mesmo quando se faz necessária a realização de cirurgia, realizamos a cirurgia com micro incisões (furinhos na pele), que cicatrizam somente com curativos, sem necessidade de pontos cirúrgicos na pele e com resultado estético ótimo. Desta forma normalmente não tem dor pós-operatória e orientamos um repouso bem mais confortável, onde o paciente fica independente, ou seja, realiza suas atividades habituais dentro de casa de maneira independente (repouso relativo). Se o paciente não estiver sentindo nada, não há necessidade de repouso importante. O tempo de repouso relativo também é bem mais curto, em torno de 3 a 5 dias. Somente solicitamos um repouso relativo mais prolongado nos casos de retirada de veias safenas. Neste caso geralmente 10 a 15 dias são suficientes para a recuperação. Reparem que sempre que falo de repouso falo repouso relativo, ou seja, em nenhum momento há necessidade do paciente ficar confinado ao leito.

Se no tratamento cirúrgico das safenas usarmos  técnicas termoablativas, laser ou radiofrequência, ou mesmo com espuma, o retorno às atividades ocorre rapidamente. Importantíssimo lembrar que o conceito de que varizes voltam porque não foi feito repouso adequadamente não é verdadeiro. Portanto se você é portador de varizes dos membros inferiores, você pode cuidar de suas pernas mesmo que tenha pouco tempo para se recuperar. O tratamento é muito seguro, com poucas complicações e bons resultados. Não deixe que as varizes te incomodem esteticamente ou com sintomas de dor, sensação de peso, inchaço, câimbras e queimação nas pernas, ou mesmo que se compliquem e tragam problemas mais sérios no futuro. Se você tem varizes nos membros inferiores procure um especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular e faça uma avaliação. 

Hoje temos diferentes formas de tratamento das varizes dos membros inferiores, que podem inclusive serem usadas de maneira conjunta em um mesmo procedimento. Cirurgia convencional, Espuma, Laser e Radiofrequência são os principais métodos para o tratamento das varizes dos membros inferiores. Cabe ao médico angiologista, explicar ao paciente todas as vantagens e desvantagens de cada método e baseado em sua experiência pessoal decidir junto com seu paciente qual vai ser o melhor tipo de tratamento para aquele caso específico. Procure sempre um profissional médico, especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, que possa te tratar de maneira segura, eficaz, com transparência e acima de tudo com ética e bom senso.

MARCAR UMA CONSULTA

(62) 3250-9070

(62) 9 9690-7353

O QUE ELAS DIZEM

(62) 9 9690-7353

(62) 3250-9070

Av. T-29, 358 Bueno Medical Center - St. Bueno, Goiânia - GO, 74210-200

© Copyright EMERSON ARANTES.